Notícias


Armazenagem: qual o sistema mais indicado para a sua empresa?

27 de fevereiro de 2019


O processo de armazenagem é uma das partes mais importantes da logística de uma empresa. Gerir o estoque de matérias primas e de produtos já finalizados requer atenção, responsabilidade e, acima de tudo, organização.

E é aí que entra a importância do sistema de armazenagem. É ele que facilita o processo de trabalho, e precisa ser escolhido levando em conta a demanda da empresa, o tipo de produto que será armazenado, a quantidade e o espaço disponível.

Entre os sistemas de armazenagem mais comuns, estão:

Sistema WMS

Um dos modelos mais utilizados pelas empresas atualmente, o Sistema WMS permite ter um controle maior do estoque. Nesse sistema os itens são cadastrados em um software e controlados por meio de etiquetas e códigos de barras. Com o WMS é possível otimizar e controlar o espaço no estoque.

Porta Pallets

O Porta Pallets é comum em empresas que recebem cargas paletizadas. Com o uso desse sistema, é possível alocar os pallets em estantes de metal, separando a mercadoria horizontalmente e verticalmente; ele também permite uma agilidade maior no transporte dentro do armazém, com o uso de empilhadeiras. O sistema Porta Pallets é indicado para estoques com grande movimentação e variedade.

Estantes

Esse sistema de armazenamento é mais simples, e, normalmente, indicado para estoques de produtos com um tamanho e peso menor. Existem dois tipos de sistemas de estante: flow-rack, para o armazenamento em formato de caixas, e o carrossel, que permite o manuseio rápido e eficiente do estoque.

Os tipos de armazenagem também variam de acordo com o tipo de espaço físico do estoque, que pode ser: armazenagem própria, em galpões da própria empresa; armazenagem contratada, em galpões alugados; e armazenagem terceirizada, onde a gestão de estoque é feita por terceiros.

Agora que você já conhece os principais tipos de armazenamento, pode escolher aquele que melhor se adapta a logística da sua empresa.

 

Leia também: 5 coisas que você precisa saber sobre os pneus.

Veja outras notícias

  • Dia Internacional da Mulher: o apoio da Destak para a inclusão profissional da figura feminina

    Dia Internacional da Mulher: o apoio da Destak para a inclusão profissional da figura feminina

    08/03/2023

    Práticas de equidade diante as oportunidades e visibilidade a talentos dentro da empresa, são...

    Leia mais
  • Destak promove atividade especial em alusão ao Outubro Rosa

    Destak promove atividade especial em alusão ao Outubro Rosa

    28/10/2022

    A empresa lançou em março, a campanha Lute Como Uma Garota, que alerta para a...

    Leia mais
  • Destak lança novo projeto de capacitação para líderes da empresa

    Destak lança novo projeto de capacitação para líderes da empresa

    31/08/2022

    O Leader+Destak iniciou no dia 17 de agosto e seguirá até novembro. A Destak...

    Leia mais