Notícias


Dia Internacional da Mulher: o apoio da Destak para a inclusão profissional da figura feminina

08 de março de 2023


Práticas de equidade diante as oportunidades e visibilidade a talentos dentro da empresa, são alguns dos valores prezados pela gestão

 

A presença feminina no mercado de trabalho e incentivo à equidade de gênero marcam os debates no Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quarta-feira (8). Preocupada em contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária, em sintonia com um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unidas (ONU), a Destak Logística em Transportes trabalha simultaneamente pelo objetivo de ampliar o número de mulheres na empresa. Hoje, a rede conta com 100 colaboradoras.

A Destak Logística em Transportes promove inúmeras iniciativas, ao decorrer dos anos, para quebrar o viés de gênero. Práticas de equidade diante as oportunidades e visibilidade a talentos dentro da empresa, são alguns dos valores prezados pela gestão, para somar em ações que lutam pelo combate à desigualdade de gênero. Um grande exemplo disso, é o ingresso de Andriélia Aparecida Gomes na equipe, para a função de Motorista na unidade de Curitiba, Paraná (PR).

“Assim que eu fiquei sabendo da vaga em aberto, fui até a empresa. Em momento algum me senti discriminada por ser uma mulher na disputa por um cargo em que a sociedade impõe como masculino, muito pelo contrário, a Destak me acolheu de braços abertos desde o primeiro contato. Hoje, já estando alguns meses na função de motorista, esse acolhimento se expandiu. Recebo diariamente o incentivo de lideranças e colegas e é isso que me faz querer crescer cada vez mais dentro deste ambiente de trabalho”, declara de Andriélia.

Nascida e criada em cidades situadas no interior de Paraná, mãe solo de três filhos e graduada em Administração, Andriélia nunca se preocupou em seguir a sua vida quebrando os padrões que a sociedade impõe. Mesmo após a conclusão do curso de ensino superior, ela decidiu seguir uma carreira profissional alternativa, que na época, a fazia feliz. “Eu atuava em funções voltadas para o ramo da metalúrgica, era a minha paixão. Também já trabalhei com bombas injetoras, em que fazia montagens de peças para caminhões e como operadora de empilhadeiras”, relembra. 

 

O primeiro contato

Em 2007, Andriélia iniciou o seu contato com veículos articulados, como caminhões e carretas, em uma das empresas que trabalhou, mas informalmente, pois não era a sua função especifica. Porém, conforme aponta, foi a partir daí que ela teve coragem para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para a categoria E.

Depois disso, Andriélia trabalhou oficialmente em outras empresas como motorista. Ao longo desse tempo, muitas barreiras foram enfrentadas e entre elas, a subestimação por ser mulher e ocupar um cargo sempre visto como incomum para mulheres. “Mesmo assim, nunca me deixei levar. Sempre acreditei no meu potencial. Já me vi muito triste por conta do machismo, mas hoje, não mais”, afirma.

 

O ambiente com maior acolhimento

Para Andriélia, a Destak Logística em Transportes foi a empresa que a mais abraçou e que finalmente, a faz pensar que venceu na vida. Guarapuava, Ponta Grossa, Maringá, Londrina, Apucarana, Canoinhas e União da Vitória são apenas alguns das cidades do Paraná que a profissional percorre por meio da rotina de trabalho. E, é exatamente essa liberdade de se fazer o que ama sem precisar se importar com julgamentos, que ela se sente tão feliz.

“Afirmo com todas as letras que sou completamente realizada. É uma coisa que eu amo fazer, tenho paixão em trabalhar com isso. Me sinto feliz, me sinto livre, me sinto segura e recebo todo apoio necessário da equipe que está do meu lado. A Destak com certeza é uma empresa que luta por uma sociedade mais igualitária”, conclui a colaboradora.

 

ONU e sua contribuição para a igualdade de gênero

Os 193 Estados-Membros da ONU adotaram formalmente a Agenda 2030 para o ODS. Trata-se de um cronograma com 17 objetivos diferentes e 169 metas para serem atingidas até os próximos sete anos.

O ODS número 5, prevê alcançar a igualde de gênero e emponderar todas as mulheres meninas, para assim, acabar com todas as formas de discriminação contra as figuras femininas na sociedade.

Veja outras notícias

  • Relatório de Igualdade Salarial

    Relatório de Igualdade Salarial

    31/03/2024

    Em conformidade com as diretrizes estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e pelo...

    Leia mais
  • Destak promove atividade especial em alusão ao Outubro Rosa

    Destak promove atividade especial em alusão ao Outubro Rosa

    28/10/2022

    A empresa lançou em março, a campanha Lute Como Uma Garota, que alerta para a...

    Leia mais
  • Destak lança novo projeto de capacitação para líderes da empresa

    Destak lança novo projeto de capacitação para líderes da empresa

    31/08/2022

    O Leader+Destak iniciou no dia 17 de agosto e seguirá até novembro. A Destak...

    Leia mais